Laços devem ser construídos. Você já deve ter ouvido isso antes. Sobre como é importante ter uma rede de contatos estabelecida, não só no sentido de networking, ou seja, de ter contatos profissionais, mas também, no sentido de obter ajuda quando precisa.

E quando se trata de doadores para uma ONG ou projeto não deve ser diferente. 

É preciso ter e manter um bom relacionamento com sua rede de doadores, afinal, são eles que fazem ser viáveis as suas ideias. 

Isto é quase como se fossem clientes de sua empresa. Você precisa tratá-los bem para que voltem sempre. 

Então, é importante sempre pensar neles também na hora de começar a sua campanha de financiamento coletivo. 

Enfim, vamos listar aqui algumas táticas que você poderá realizar para construir laços com seus doadores. 

Faça planos de comunicação com seus doadores e possíveis doadores

Essas ideias sobre criar relacionamentos é importante para, não só, os doadores antigos, mas também, conseguir doadores novos. 

Pois sua reputação vai sendo construída através deste diálogo com seu público. 

Portanto, é preciso pensar em estratégias que promovam esse diálogo e o fortaleçam para que os doadores se tornem recorrentes a cada projeto feito ou até mesmo, virem associados à sua causa de forma mensal. 

Já pensou nisso? 

Então veja essas dicas de como construir um relacionamento com seus doadores:

  • agradeça as doações assim como mostrar para onde foi o dinheiro doado com relatórios e vídeos;
  • importante salientar as estratégias da instituição, ou seja, o que foi feito com o dinheiro, mostrar missão, visão e valores e ações a serem tomadas após a ação;
  • crie e-mails de boas-vindas, de agradecimento e de prestação de contas para os doadores;

Aqui está a dica primordial para seu plano de comunicação: transparência e engajamento. 

Ou seja, através do disparo de e-mails você gera mais engajamento, pois você pode pedir para o leitor responder uma pesquisa ou mandar um e-mail sobre outras formas de doar, entre outras coisas. 

E gera transparência, pois no e-mail você pode colocar toda a prestação de contas de sua instituição ou projeto. Fazendo assim com que o doador se sinta parte da ação e seja reconhecido através de sua ajuda. 

Utilize ferramentas para engajar e converter seu público doador

Viu como é importante criar relacionamentos com seus doadores? 

Isso aumenta as chances de manter o atual contribuinte e além disso, aumenta também mais chances de conseguir outros doadores. 

Portanto, o uso de ferramentas é muito útil na hora de manter esse relacionamento. 

Através da nossa plataforma é possível disparar e-mails para dar continuidade nessa relação. 

Imagine ter doadores permanentes, fiéis e leais? 

Com a okpago seus doadores tem a opção de contribuição mensal com data de vencimento que o doador escolher, além de envio periódico de e-mails para a sua lista de contatos de forma a criar esse relacionamento de longo prazo. 

Esperamos que esse texto ajude na hora de estabelecer essa conexão com seus contribuintes.