O Cristo Redentor do Rio de Janeiro tem um “concorrente”. 

A pequena cidade do interior gaúcho, chamada Encantado, surpreendeu com a notícia de que está construindo uma estátua. O Cristo Protetor! 

Crédito: Reprodução/Associação Amigos do Cristo Encantado/Facebook

O Cristo Protetor, como será chamado, terá a mesma estrutura, os mesmos braços abertos, mas será maior: Altura de 43 metros e 36 metros de envergadura dos braços. 

Cinco metros a mais que o Cristo Redentor da cidade do Rio de Janeiro, que conta com 38 metros contando o pedestal. O projeto foi idealizado para ser o maior do Brasil. Bem ambicioso para uma pequena cidade. 

Mas para sonhos não existem limites. O povo Encantadense abraçou a ideia, assim como o prefeito, empresários e religiosos da cidade. 

Não é para menos, o sonho trouxe consigo outra ideia: a formação da Associação Amigos de Cristo. 

Associação Amigos de Cristo

Organização sem fins lucrativos que surgiu com a ideia de levantar a estátua do Cristo Protetor de Encantado, foi formada inteiramente por voluntários. 

Associação formada apenas com a vontade de fazer mais e o bem pela cidade. 

É a entidade que está administrando a obra do Cristo de Encantado. 

Devido à sua magnitude e complexidade, coube à Associação captar recursos financeiros para conclusão da obra. Por isso, toda doação é bem-vinda. 

Valores e curiosidades sobre o Cristo de Encantado

O valor da obra está estimado em dois milhões de reais. Todos os custos entre aquisição de material, pagamento de mão-de-obra, entre outras coisas, estão sendo feitos através de doações para a Associação Amigos de Cristo para custeio da construção do Cristo de Encantado. 

Ou seja, a obra está sendo feita sem dinheiro público. Apenas com a força de vontade e doações voluntárias da comunidade de Encantado. 

Mais curiosidades: 

  • A inauguração está prevista para o fim de 2021
  • Será localizado no morro das Antenas podendo ser visto de vários pontos da cidade
  • Será a terceira maior estátua de Cristo no mundo, atrás do Cristo de la Paz, no México com 76 metros de altura e da Estátua de Cristo Rei, na Polônia com 52,5 metros. 

Preocupação com o novo Coronavírus

O COE, Comitê Municipal de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Controle do Coronavírus, visitou o local para verificar e fiscalizar as medidas de prevenção do COVID-19. 

Como novo ponto turístico, o local precisa passar e adotar todas regras e protocolos de prevenção como o uso de máscaras, a distribuição de álcool em gel e o distanciamento. 

Portanto, haverão placas sinalizando todas essas medidas, assim como a ajuda de guias no local que farão a fiscalização do cumprimento do protocolo. 

Doações para o Cristo de Encantado

Para o fortalecimento da construção e da divulgação do Cristo Protetor, a Associação criou a campanha Doação Espontânea, em que o(a) doador(a) concorre a um carro 0km. 

Doações estão sendo feitas através do Pix, e também, para quem doar valores acima de mil reais, terão seu nome escrito no Livro Ouro ou em placas de ouro e prata, dependendo do valor doado, que serão disponibilizados na entrada da estátua. 

É uma pequena homenagem para todos os doadores que fizeram esse sonho virar realidade.